perto
perto
perto

Cintas de Elevação

A segurança da carga embarcada no transporte é uma parte crucial do processo de movimentação das cargas de um ponto a outro, mas não é a única parte! Outro processo crítico na movimentação de cargas é a elevação da mesma; quer seja ainda dentro das instalações da fábrica, ou no carregamento e descarregamento dos mais variados veículos de transporte: caminhões, vagões ferroviários ou navios. É aqui que as cintas de elevação da Astro Cargo entram em jogo!

SUB CATEGORIAS

Fort
Fort
2 items
Anel Plana
Anel Plana
4 items
Sling Plana
Sling Plana
8 items
Tubular Anel
Tubular Anel
11 items
Tubular Sling
Tubular Sling
13 items


As cintas de elevação tipo sling planas possuem construção robusta e resistente, e são consideradas como um equipamento top de linha entre as melhores práticas globais para içamento de carga. Todas as cintas de elevação são fabricadas a partir da tecelagem de fios de poliéster super resistentes e, dependendo do tipo, podem apresentar um poderoso núcleo de fios sintéticos trançados. Por causa disso, nossos produtos de elevação são fortes, duráveis e resistentes ao desgaste; bem como resistentes à ação do clima, como exposição ao sol e chuva; tornando-os muito mais confiáveis e seguros do que os cabos de aço.

Os especialistas em movimentação de cargas da Astro Cargo estão aqui para trazer ao Brasil cintas de elevação confiáveis, com alta disponibilidade e entrega rápida; e que são projetadas para atender aos mais altos padrões internacionais de segurança.

Tipos de Cintas de Elevação

Astro Cargo projeta e fabrica diferentes tipos de cintas de elevação em poliéster, todas com fator de segurança 7:1 conforme a norma ABNT vigente: tipo anéis planas e slings planas; e tipo anéis tubulares e slings tubulares. Cada uma tem seu próprio conjunto de atribuições e pontos fortes que as tornam mais adequadas às diversas demandas de aplicações. Em geral, as cintas de elevação planas são mais adequadas para o içamento de cargas de porte leve a médio, enquanto as cintas de elevação tubulares são mais adequados para elevação de cargas pesadas.

Cinta de Elevação Plana tipo Sling

Cinta de Elevação Plana tipo Sling

As cintas de elevação planas tipo Sling já são um padrão há muito tempo na indústria mundial de movimentação cargas em todo o mundo. E são amplamente utilizadas para o içamento de cargas entre 1 Ton e 10 Ton independentemente do equipamento de movimentação: pontes rolantes, empilhadeiras, muncks......

As cintas de elevação planas tipo Sling de elevação, além de sua configuração padrão com olhais nas extremidades, também é utilizada para a produção de cintas de elevação na configuração tipo Leg, apresentando as opções entre 1 e 4 pernas. O desenho tipo Leg, pode oferecer melhor facilidade de fixação aos pontos de ancoragem da carga, gerando maior suporte e estabilidade na movimentação; garantindo a segurança da carga e, sobretudo, a segurança das pessoas envolvidas na operação.

Astro Cargo projeta e fabrica as cintas de elevação planas tipo Sling para atender aos rígidos padrões internacionais de segurança. Para isso, utilizamos uma tecelagem com fios de poliéster de alta tenacidade, a qual entrega ao produto resistência à abrasão, ao desgaste mesmo com uso frequente; e resistência à ação do clima como a exposição ao sol e chuva forte. Além disso, a alta resistência ao estiramento do poliéster garante as cintas de elevação mantenham suas propriedades e capacidade de trabalho pelo maior tempo possível.

Cinta de Elevação Tubular tipo Sling

Cinta de Elevação Tubular tipo Sling

Muitas vezes, as cintas planas tipo sling com capacidades entre 1 Ton e 10 Ton não são suficientes para lidar com operações de içamento e movimentação de cargas de maior porte. Para trabalhos com cargas pesadas, de maior porte ou de difícil manejo, como tubos e perfis, a Astro Cargo está aqui para ajudar com as cintas de elevação tubulares tipo Slings!...

A Astro Cargo oferece cintas de elevação tubulares tipo Sling de alta qualidade e que são projetadas para atender uma grande variedade de aplicações de elevação. Nossa gama de cintas tipo tubulares abrange capacidades de trabalho que variam de 1 Ton a 50 Ton, estando entre as opções mais fortes do mercado atual.

Produzimos nossas cintas de elevação tubulares com uma capa de proteção feita em poliéster com dupla camada. Para garantir que possam resistir à abrasão, ao desgaste e à ação do clima; e suportar por muitos anos de uso. Além disso, nossas cintas de elevação tubulares tipo Sling são construídas com um núcleo de fios de poliéster sintéticos de alta tenacidade que oferece a elasticidade e resistência necessárias para manter a capacidade de trabalho por anos durante toda a vida útil da cinta.

Assim como as cintas de elevação planas tipo Sling, os modelos tubulares também podem servir para a produção de cintas de elevação tipo Leg, com configurações de 1 a 4 pernas. Quando você precisa realizar o içamento e movimentação de carga pesada que necessita de maior estabilização ou de mais pontos de ancoragem durante a operação, a utilização de cintas tipo Leg é recomendada para garantir ainda mais a segurança da carga e de todos os envolvidos.



Modelos Especiais de Cintas de Elevação

Para cobrir uma gama mais ampla de aplicações na elevação de cargas, a Astro Cargo oferece várias opções de cintas de elevação planas e tubulares, com desenho, especificações e qualidades únicas; como pode ver a seguir:



Cinta de Elvação tipo Fort

Cinta de Elvação tipo Fort

Às vezes, é necessário ser capaz de aplicar uma cinta de elevação plana sob uma carga de porte médio a pesado numa condição onde o espaço é limitado; e onde utilizar correntes ou cabo de aço pode ser complicado, e utilizar cordas é arriscado demais! Felizmente, a Astro Cargo produz cintas de elevação plana do tipo Fort que podem fazer o trabalho com a força, resiliência, resistência e durabilidade necessárias. Esta é uma ferramenta muito útil para lidar com situações como mover caixas pesadas em ambientes de trabalho confinados.

Cintas de Elevação tipo Anel

Cintas de Elevação tipo Anel

Submeter uma área específica de uma cinta de elevação tipo Sling à pressão e estresse resultantes do contato com a carga; ou ainda do contato dos olhais da cinta com os ganchos de pontes rolante, pode resultar na fragilidade dos fios de poliéster e fazer com que a cinta perca sua capacidade de trabalho mais rápida e comprometer sua vida útil. Nesses casos, onde a cinta fica em contato com a carga em apenas alguns pontos,... as cintas de elevação tipo Anel são uma excelente opção! Projetadas para ajudar a revezar os pontos de contato da cinta com a carga, e gerar alívio à pressão interna sobre os fios de poliéster; esse modelo de cinta de elevação entrega maior durabilidade e longevidade com toda a segurança já conhecida das cintas de elevação em poliéster com fator de segurança 7:1. As cintas de elevação planas são projetadas e fabricadas com tecelagem em fios poliéster de camada única, enquanto as cintas de elevação tubulares possuem um núcleo de fios de poliéster envolvidos por uma capa de proteção também em poliéster.



Coisas para lembrar sempre ao escolher uma Cinta de Elevação de Cargas

Na hora de comprar para cintas de elevação de cargas para as aplicações mais corriqueiras e até mesmos as mais exigentes em questões de segurança, você precisa manter sempre a atenção em alguns fatores que podem fazer toda a diferença na eficiência e segurança na hora de realizar o trabalho!



Capacidade Máxima de Trabalho (CMT)

Capacidade Máxima de Trabalho (CMT)

Uma das primeiras coisas que devem ser levadas em consideração sempre é a Capacidade Máxima de Trabalho (do inglês Working Load Limit - WLL), da cinta de elevação. O CMT é considerado por especialistas em movimentação de carga em todo o mundo, como a melhor forma para medir efetivamento o peso máximo que uma cinta fabricada em poliéster pode suportar no trabalho de içamento sem o risco de romper.

Fator de Segurança

Outro aspecto importante que deve ser observado sempre é o Fator de Segurança que a cinta de elevação em poliéster oferece. No Brasil, a norma ABNT 15637-1 exige que os fabricantes e importadores que revendem cintas de elevação em poliéster garantam que seus produtos atendam o fator de segurança 7:1 e respeitem o padrão de cores conforme a respectiva capacidade de trabalho. Exemplificando: com o fator de ...segurança 7:1 uma cinta de elevação que possui capacidade limite de trabalho de 3 toneladas irá resistir 7 vezes esse limite, ou seja, 21 toneladas. Isso significa que os usuários de cintas certificadas em conformidade com a norma ABNT 15637-1, têm mais segurança e confiabilidade em suas operações. Comparativamente, os cabos de aço mais comuns do mercado possuem fator de segurança de apenas 5:1. Infelizmente, no mercado brasileiro é comum verificarmos a presença de cintas de elevação que não atendem a norma ABNT, muitas vezes fabricadas em materiais não tão nobres quanto o poliéster; e que possuem uma capacidade máxima de trabalho (CMT) e fator de segurança não certificados! Essas cintas não respeitam o padrão de cores da norma e comumente são comercializadas na cor branca. Portanto, fique alerta e não coloque a sua vida e de outras pessoas em risco! Escolha sempre cintas normatizadas coloridas Astro Cargo.

Largura da Cinta de Elevação

A largura da cinta também desempenha um papel fundamental na hora de escolher o modelo mais adequado à operação de elevação você vai realizar. É necessário verificar quais os equipamentos envolvidos, a largura dos elementos de fixação ou ancoragem, como os ganchos da ponte rolante ou do munck; e, principalmente as características da carga que será movimentada. É importante buscar ...observar o grau de dificuldade de içamento da carga antes de escolher a cinta de elevação mais adequada. Observe o formato da carga ou peça, se a carga é comprida ou tem concentração de massa em uma parte específica, se a carga ou peça possui pontos de fixação previamente projetados para facilitar a conexão com a cinta, se a cinta irá envolver todo o corpo da carga passando por baixo da mesma, se a cinta terá muito contato com a superfície da carga e se há cantos-vivos na mesma, etc... isso irá ajudá-lo na escolha correta da cinta e a evitar acidentes!

Cintas de Elevação não são para amarração de carga em veículos de transporte

Embora as cintas de elevação e cintas de amarração de carga possuam vários atributos e qualidades comuns, elas não devem ser utilizadas fora do seu propósito original. A contenção de carga em um veículo para o transporte requer cintas que são feitas especificamente para esse fim, como os conjuntos ou cintas de amarração com seus terminais próprios; e a construção da tecelagem em poliéster é projetada para entregar a elasticidade e resistência necessárias para esse trabalho. Já as cintas de elevação possuem uma construção de tecelagem que não atenderá os mesmos requisitos de segurança no transporte de cargas. Para quaisquer dúvidas que você possa ter sobre os equipamentos de movimentação e elevação de cargas, entre em contato conosco e nossos especialistas o ajudarão!

Back to top